Mariano de Xangó

LightBlog

Breaking

03 outubro 2018

E lembrar sempre: HUMILDADE é a base da evolução!





Para alguns pode ser fácil, pois ao escrever sobre a HUMILDADE NA UMBANDA, lembramos logo dos nossos Pretos-Velhos e Caboclos, os quais rapidamente associamos à Caridade, ao Amor, à Bondade, à Simplicidade e à Humildade…..que é a NOSSA UMBANDA!
“Você que fala da Umbanda
Não sabe o que a Umbanda é.
A Umbanda é força divina,
A Umbanda é pra quem tem fé.
A Umbanda é de Preto-Velho
E de Caboclo de pé no chão.
A Umbanda é de gente HUMILDE
Pois a Umbanda é amor e perdão”
Porém, para mim, antes de falarmos de Humildade na Umbanda, temos que falar na humildade no dia-a-dia, na nossa vida e isso considero difícil….
Antes de começarmos, vamos recorrer ao nosso bom amigo dicionário…. Segundo o Dicionário Michaelis On-line: Humildade é:1 – Virtude com que manifestamos o sentimento de nossa fraqueza. 2 – Modéstia. 3 – Pobreza. 4 – Demonstração de respeito, de submissão. 5 -Inferioridade. A palavra humildade de acordo com o dicionário Aurélio, é virtude pela qual reconhecemos nossas limitações. No contexto bíblico, ela é interpretada como gentileza e simplicidade. O termo humildade vem de húmus, palavra de origem latina que quer dizer terra fértil, rica em nutrientes e preparada para receber a semente. Assim, uma pessoa humilde está sempre disposta a aprender e deixar brotar no solo fértil da sua alma a boa semente.
Após esse conceito nos voltemos às nossas vidas…
HUMILDADE É NECESSÁRIO
Hoje vivemos num mundo material de provas e expiações, no qual buscamos a sobrevivência e a competição constante, quer seja no trabalho ou em nossas buscas individuais. Por isso, alguns, erroneamente, podem levar a palavra humildade com os significados mencionados anteriormente: fraqueza, modéstia, pobreza, submissão e inferioridade. Porém a humildade vai muito além disso. Ela está relacionada com distinção, gentileza, lucidez, graciosidade e simplicidade. Ela é uma virtude distinta que não gosta de se mostrar ou aparecer, pois a pessoa humilde não acredita que ela mesma seja humilde. É só lembrar de qualquer conversa com um preto-velho que notamos isso…
PRETO_VELHO2
Nossos queridos Vovôs e Vovós da Umbanda são o exemplo da humildade dentro da nossa religião e nos estimulam a exercitar um olhar humilde nos conectando com a verdadeiro significado da vida: A simplicidade! Que é a chave mestra do cadeado da vida. Eles, espíritos que representam na Umbanda os superadores das grandes injustiças pela força do amor, nos doam palavras que agem em nossa visão interior como poderosos “óculos de leitura para vista cansada”, nos permitindo enxergar com a nitidez tecnológica da alta definição de imagens, a nossa Fé.
A humildade é a mais nobre de todas as virtudes pois somente ela predispõe o seu portador, à sabedoria real.
A humildade aprecia e valoriza a simplicidade, não busca poder ou prestígio e não tem preconceitos. A humildade é uma das características mais importantes que um médium de umbanda deve ter, pois ela é um caminho para servir ao próximo e a Deus, pois um servo deve ser simples e humilde para bem desempenhar o papel que se propôs a fazer.
Jesus Cristo foi o maior exemplo de humildade no nosso mundo, pois nasceu em uma manjedoura e dedicou toda sua vida a servir.
Durante meu estudo sobre o tema, extraí e adaptei do texto Humildade x Orgulho (da Equipe de Redação do Momento Espírita) alguns exemplos sobre uma pessoa humilde:
“Quando uma pessoa humilde comete um erro, diz: “eu me equivoquei”, pois sua intenção é aprender e crescer.
A pessoa humilde trabalha mais que a orgulhosa e, por essa razão, tem mais tempo.
A pessoa humilde enfrenta qualquer dificuldade e sempre vence os problemas. Uma pessoa humilde se compromete e realiza.
A pessoa humilde diz: “eu sou bom, porém não tão bom como eu gostaria de ser”.
A pessoa humilde respeita aqueles que lhe são superiores e trata de aprender algo com todos.
O humilde sempre faz algo além da sua obrigação.
Uma pessoa humilde diz: ‘deve haver uma maneira melhor para fazer isto, e eu vou descobrir’.
A pessoa humilde compartilha suas experiências com colegas e amigos.
A pessoa humilde está sempre disposta a ouvir todas as opiniões e a reter as melhores. Quem é humilde cresce sempre. A humildade é chave que abre as portas da perfeição.
O humilde reverencia ao Criador todos os dias, porque sabe que há muitas verdades que ainda desconhece.
Uma pessoa humilde defende as ideias que julga nobre, sem se importar de quem elas venham.
Você sabe por quê o mar é tão grande? Tão imenso? Tão poderoso? É porque foi humilde o bastante para colocar-se alguns centímetros abaixo de todos os rios. Sabendo receber, tornou-se grande. Se quisesse ser o primeiro, se quisesse ficar acima de todos os rios, não seria mar, seria uma ilha. E certamente estaria isolado.
Pensem nisso!!!”
********************************************************************************************
Finalizando o estudo de hoje, temos uma pergunta: Somos pessoas humildes?
Respondo por mim: Ainda não, mas vou tentar ser!
E você ?
“A Umbanda será uma religião que falará aos humildes, simbolizando a igualdade que deve existir entre todos os irmãos, encarnados e desencarnados.”
(Caboclo das Sete Encruzilhadas, 15 de novembro de 1908).
GIRA DE UMBANDA
Irmãos… a Umbanda é um livro em branco,assim como a vida somos nós que escrevemos o próximo capitulo, sejamos pessoas mais acessíveis, independente de ser Médium, Cambone, Ogã (tambozeiro, abatazeiro…) ou da Assistência, todos temos um papel a ser cumprido junto a espiritualidade, ser da corrente não te faz melhor, estar na mesma tenda a 20 anos não te faz melhor, ter ”AQUELE” guia não te faz melhor. SOMOS IGUAIS!
Ter algumas roupas brancas e uma porção de guias no pescoço não te faz UMBANDISTA. Fazer a caridade sem se perguntar se aquele que a recebe é merecedor, estar com o corpo cansado e mesmo assim doá-lo a caridade, estar sem um real no bolso para a passagem de ônibus e ir para a tenda a pé mesmo essa sendo longe, isso sim te faz Umbandista. Então vamos tentar não confundir muito as coisas.
E lembrar sempre: HUMILDADE é a base da evolução!
Extraído dos sites:

O QUE SÃO OGÃNS?

O QUE SÃO OGÃNS?
Ser Ogam é muito mais do que ser aquela pessoa no fundo do Terreiro, tocando pontos para as entidades, médiuns e assistentes. Ser Ogam é participar de forma efetiva e consciente nos trabalhos. Isso exige conhecimento, humildade, concentração, responsabilidade, mediunidade e amor. O Ogam é o responsável pelo canto, pelo toque, pela sustentação, pela parte física e equilíbrio harmônico dos rituais. Diferente do que muita gente pensa, um Ogam pode incorporar, porém, a sua mediunidade manifesta-se normalmente, de forma diferente do restante do corpo mediúnico. Manifesta, principalmente, através da intuição, das suas mãos, braços e cordas vocais. Os atabaques, quando devidamente consagrados e ativados pelos Ogãns, são verdadeiros instrumentos de auxílio espiritual, pois são capazes de canalizar, concentrar e irradiar energias que tanto podem ser movimentadas pelo próprio Ogam como pelas entidades de trabalho para os mais diversos fins

Juntos Somos Mais Forte!

Alguns textos, poemas e fotos foram retirados de variados
sites, caso alguém reconheça algo como sua criação e não
tenha sido dado os devidos créditos entre em contato.
''A intenção deste blog não é de plágio, mas sim de espalhar conhecimento e manter viva a nossa historia"

Ass: Mariano de Xangó
mariano_xango@yahoo.com

Quero fazer um pedido para vocês que se conectam com o nosso Blog.

Deixem seus comentários, pedidos e opiniões para que nosso blog fiquem cada vez mais atualizado para você, com bastante conteúdo quero que vocês nós ajudem,

E vocês de Axé se quiserem postar uma cantiga também será bem recebido.

Vamos fazer do blog um lugar informativo ao povo de Axé.
Obrigado!!!
e Axé a todos!!!!

Radio Sensorial Fm

Nosso Canal no youtube