Mariano de Xangó

LightBlog

Breaking

02 abril 2018

Fórum Social Mundial Salvador Ufba.

Click na foto abaixo para ver o vídeo 

Leitura pública da moção de repúdio contra a vereadora Michele Collins, do Recife, lida no fechamento da Plenária geral dos Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro de Matrizes Africanas, no FSM - Fórum Social Mundial 2018.

Foram duas as moções apresentadas, uma pelo Quilombo Cultural Malunguinho (esta que está sendo lida) e outra pelo Fórum de Mulheres Negras e Advogadas de Terreiro de Pernambuco.

A leitura ficou por conta do Ogan Dr. Édio Silva, um dos mais expressivos juristas negros deste país. A plenária aprovou por unanimidade e estes documentos, fazem parte da memória do Fórum Mundial. Como ofícios aprovados, também são documentos de grande relevância, que cobram coletivamente, por parte de todo povo de terreiro ali representado, que se faça justiça imediatamente.

Jamais calaríamos! Eu, Tiago Nago, que focamos até o final dos trabalhos exaustivos do evento, voltamos para Pernambuco tendo realizado grandes contribuições coletivas para subsidiar a luta em prol do extermínio do racismo em nosso Estado.

Todo Povo de Terreiro do Brasil, e também de fora dele, gritaram juntos #ForaMicheleCollins!

A luta continua, pois o país quer ver este caso ser julgado corretamente. Ela tem que ser penalizada pelos crimes de racismo, incitação ao ódio e danos morais coletivos, por ter escarneado e vilipendiado de nossa grande mãe Iyemojá, ferindo nosso orgulho religioso da forma mais difusa possível.

Firmes na luta! O nosso povo clama JUSTIÇA e RESPEITO!

Sobô Nirê Mafá Reis Malunguinho!!


Fontes: 
Ilê Axé Dajô Obá Ogodô

O QUE SÃO OGÃNS?

O QUE SÃO OGÃNS?
Ser Ogam é muito mais do que ser aquela pessoa no fundo do Terreiro, tocando pontos para as entidades, médiuns e assistentes. Ser Ogam é participar de forma efetiva e consciente nos trabalhos. Isso exige conhecimento, humildade, concentração, responsabilidade, mediunidade e amor. O Ogam é o responsável pelo canto, pelo toque, pela sustentação, pela parte física e equilíbrio harmônico dos rituais. Diferente do que muita gente pensa, um Ogam pode incorporar, porém, a sua mediunidade manifesta-se normalmente, de forma diferente do restante do corpo mediúnico. Manifesta, principalmente, através da intuição, das suas mãos, braços e cordas vocais. Os atabaques, quando devidamente consagrados e ativados pelos Ogãns, são verdadeiros instrumentos de auxílio espiritual, pois são capazes de canalizar, concentrar e irradiar energias que tanto podem ser movimentadas pelo próprio Ogam como pelas entidades de trabalho para os mais diversos fins

Juntos Somos Mais Forte!

Alguns textos, poemas e fotos foram retirados de variados
sites, caso alguém reconheça algo como sua criação e não
tenha sido dado os devidos créditos entre em contato.
''A intenção deste blog não é de plágio, mas sim de espalhar conhecimento e manter viva a nossa historia"

Ass: Mariano de Xangó
mariano_xango@yahoo.com

Quero fazer um pedido para vocês que se conectam com o nosso Blog.

Deixem seus comentários, pedidos e opiniões para que nosso blog fiquem cada vez mais atualizado para você, com bastante conteúdo quero que vocês nós ajudem,

E vocês de Axé se quiserem postar uma cantiga também será bem recebido.

Vamos fazer do blog um lugar informativo ao povo de Axé.
Obrigado!!!
e Axé a todos!!!!

Radio Sensorial Fm

Nosso Canal no youtube