Intolerância Religiosa Aconteceu no Bairro do Cruzeiro do Sul, no Último Sábado dia 03 de março 2018!

Texto modificado para correção do local O episódio de intolerância religiosa aconteceu no bairro do Cruzeiro do Sul, no último sábado (3), segundo relato…

Comunidade de matriz africana é vítima de “chuva de pedras” por evangélicos


Texto modificado para correção do local

O episódio de intolerância religiosa aconteceu no bairro do Cruzeiro do Sul, no último sábado (3), segundo relato encaminhado ao blog.

A comunidade tradicional de matriz africana Ilê Nife Omo Nije Ogba foi alvo de uma “chuva de pedras” durante realização de uma das cerimônias. Ao redor da comunidade existem templos evangélicos e eles associam o episódio a vizinhos destas denominações religiosas.

Veja relato:

A Comunidade Tradicional de Matriz africana Iyá Niger, localizada no conjunto Margarida Procópio, quadra C, no bairro da Forene, é coordenada pela Iyálorixá Nailza Araújo, mulher negra que mantem as tradições herdadas dos seus antepassados africanos, e promove o repasse destes saberes para os mais jovens de forma pratica, vem sofrendo com a intolerância no seu cotidiano. O terreiro tem em seu entorno diversas igreja pentecostais, e muitos de seus fiéis, residem próximo.

No último sábado, 03/03, no começo da noite, 18 horas, durante uma cerimônia tradicional da casa, todos os participantes foram surpreendidos com uma chuva de pedras que foram arremessadas sobre o telhado da comunidade tradicional, crianças e jovens entram em desespero, enquanto eram acolhidos pelos adultos, a polícia foi acionada diversas vezes, mas não ouve retorno, a ação dos vândalos perdurou até mais da meia noite, quando a líder da casa, não aguentando tanta intolerância, sai pela rua do conjunto sinalizando a importância da garantia de direitos.

No Domingo a delegacia de plantão foi acionada e realizado um boletim de ocorrência, que a direcionou a delegacia do 10º distrito, no bairro do Eustáquio Gomes.

Um grupo de religiosos, acompanharam a religiosa e em reunião decidem acionar as federações, a Secretaria da Mulher Cidadania e dos Direitos Humanos, a OAB e os Órgão municipais e estaduais, competentes para buscar soluções.

Não podemos nos silenciar, é preciso que o poder público nos dê liberdade de culto, somos cidadão, pagamos nossos impostos, disse a Ialorixá Naiza Araújo, no momento de desespero.

Povos de Terreiro do RN


Intolerância Religiosa Aconteceu no Bairro do Cruzeiro do Sul, no Último Sábado dia 03 de março 2018! Intolerância Religiosa Aconteceu no Bairro do Cruzeiro do Sul, no Último Sábado dia 03 de março 2018! Reviewed by OGAM MARIANO DE XANGÔ on março 07, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário

O QUE SÃO OGÃNS?

O QUE SÃO OGÃNS?
Ser Ogam é muito mais do que ser aquela pessoa no fundo do Terreiro, tocando pontos para as entidades, médiuns e assistentes. Ser Ogam é participar de forma efetiva e consciente nos trabalhos. Isso exige conhecimento, humildade, concentração, responsabilidade, mediunidade e amor. O Ogam é o responsável pelo canto, pelo toque, pela sustentação, pela parte física e equilíbrio harmônico dos rituais. Diferente do que muita gente pensa, um Ogam pode incorporar, porém, a sua mediunidade manifesta-se normalmente, de forma diferente do restante do corpo mediúnico. Manifesta, principalmente, através da intuição, das suas mãos, braços e cordas vocais. Os atabaques, quando devidamente consagrados e ativados pelos Ogãns, são verdadeiros instrumentos de auxílio espiritual, pois são capazes de canalizar, concentrar e irradiar energias que tanto podem ser movimentadas pelo próprio Ogam como pelas entidades de trabalho para os mais diversos fins

Juntos Somos Mais Forte!

Alguns textos, poemas e fotos foram retirados de variados
sites, caso alguém reconheça algo como sua criação e não
tenha sido dado os devidos créditos entre em contato.
''A intenção deste blog não é de plágio, mas sim de espalhar conhecimento e manter viva a nossa historia"

Ass: Mariano de Xangó
mariano_xango@yahoo.com

Quero fazer um pedido para vocês que se conectam com o nosso Blog.
Deixem seus comentários, pedidos e opiniões para que nosso blog fiquem cada vez mais atualizado para você, com bastante conteúdo quero que vocês nós ajudem,

E vocês de Axé se quiserem postar uma cantiga também será bem recebido.

Vamos fazer do blog um lugar informativo ao povo de Axé.
Obrigado!!!
e Axé a todos!!!!

Oração a Pai Xangó

Blogger news