O ABIAN no Candomblé:




O abian é uma pessoa importante, na verdade a mais importante de todas no meio candomblecista.

Fico imaginando nossa religião sem esta peça tão importante, teria tempo determinado para acabar, seria sem dúvidas e cheia de certezas, nossa... seria um saco.

Não saberia mais viver sem um abian me fazendo exercitar meu saber com aquelas perguntas óbvias que me fazem pensar sempre e nunca esquecer o que um dia aprendi só pra explicar pra ele.

De que me adiantaria o conhecimento se não fosse para ser passado para o abian?

É ele que renova com seu entusiasmo a fé do mais velho, que muitas vezes já não a tem tão viva.

E quantos vezes nós iniciados nos pegamos falando com outros iniciados mais antigos de uma casa... "Que saudade do meu tempo de Abian".
Abian é pessoa que tem a fé mais verdadeira, pois ele acredita em algo que ainda nem conhece.

Abian entrega sua vida a pessoas iniciadas com tanto empenho e confiança que diz a elas - me transforme me faça um de vocês!

Quem faz isso se não o Abian? Dorme em qualquer lugar, come um pouco daquele tanto de comida que levam pra ele com tanta fé, que se sente um rei.

Ele não domina os fundamentos de uma casa de Candomblé, mas a sua mente... já esteve lá, certamente! e quando sua mente passeia por esse lugar ele tem a certeza de que vai se tornar um iniciado, "ser raspado"!

Abian tem a capacidade de, mesmo tendo pai e mãe em casa, chamar outras pessoas que ele acaba de conhecer de mães e pais. Quem tem esse desprendimento?

Abian é aquele que muitas vezes quando se vê corrigido fica feliz... 
O abian é o maior exemplo de uma casa de Candomblé.

-Autor Desconhecido


Fonte: 
Melquisedec C. Rocha e Bàbálorixá Melqui de Xangô
O ABIAN no Candomblé: O ABIAN no Candomblé: Reviewed by OGAM MARIANO DE XANGÔ on janeiro 26, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário

O QUE SÃO OGÃNS?

O QUE SÃO OGÃNS?
Ser Ogam é muito mais do que ser aquela pessoa no fundo do Terreiro, tocando pontos para as entidades, médiuns e assistentes. Ser Ogam é participar de forma efetiva e consciente nos trabalhos. Isso exige conhecimento, humildade, concentração, responsabilidade, mediunidade e amor. O Ogam é o responsável pelo canto, pelo toque, pela sustentação, pela parte física e equilíbrio harmônico dos rituais. Diferente do que muita gente pensa, um Ogam pode incorporar, porém, a sua mediunidade manifesta-se normalmente, de forma diferente do restante do corpo mediúnico. Manifesta, principalmente, através da intuição, das suas mãos, braços e cordas vocais. Os atabaques, quando devidamente consagrados e ativados pelos Ogãns, são verdadeiros instrumentos de auxílio espiritual, pois são capazes de canalizar, concentrar e irradiar energias que tanto podem ser movimentadas pelo próprio Ogam como pelas entidades de trabalho para os mais diversos fins

Juntos Somos Mais Forte!

Alguns textos, poemas e fotos foram retirados de variados
sites, caso alguém reconheça algo como sua criação e não
tenha sido dado os devidos créditos entre em contato.
''A intenção deste blog não é de plágio, mas sim de espalhar conhecimento e manter viva a nossa historia"

Ass: Mariano de Xangó
mariano_xango@yahoo.com

Quero fazer um pedido para vocês que se conectam com o nosso Blog.
Deixem seus comentários, pedidos e opiniões para que nosso blog fiquem cada vez mais atualizado para você, com bastante conteúdo quero que vocês nós ajudem,

E vocês de Axé se quiserem postar uma cantiga também será bem recebido.

Vamos fazer do blog um lugar informativo ao povo de Axé.
Obrigado!!!
e Axé a todos!!!!

Oração a Pai Xangó

Blogger news