COEPPIR participa dos preparativos para o Dia 02 de fevereiro de 2018, e dia de IEMANJÁ!


No dia 2 de fevereiro é celebrado o dia de Iemanjá e apesar de ser conhecida como uma das datas mais importantes para os adeptos do candomblé, com o passar dos anos a celebração tem ganhando caráter diversificado, pois há cada vez mais seguidores de várias religiões comemorando a data, fazendo suas oferendas e pedidos ao orixá.

Em Natal, a maioria das oferendas são entregues na Praia do Meio, onde há uma imagem de Iemanjá, e tradicionalmente acontece uma cerimônia organizada pelo grupo Nação Zambêracatu (primeira nação de maracatu de Natal).

Para o festejo de 2018 foi formado um grupo com objetivo de garantir uma melhor estrutura para a comemoração. O grupo é composto pela Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (COEPPIR) da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (SEJUC), o Conselho Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (CONSEPPIR), o Mandato da Vereadora Natália Bonavides (PT) e a Nação Zambêracatu.

Como encaminhamento, ficou acertado o apoio do Mandato da Vereadora Natália Bonavides para realizar os reparos na imagem de Iemanjá antes dos festejos e garantir a estrutura para o toque da Nação Zambêracatu.

Também ficou acertado que o grupo fará uma próxima reunião para tratar do projeto de criação do Largo Multicultural de Iemanjá apresentado pela Associação de Mulheres de Axé (AMA) - e endossado pelo Mandato da então Vereadora Sargento Regina, em 2011.

Estavam presentes na reunião a assistente social da COEPPIR, Maria da Paz, a Vereadora Natália Bonavides (PT), os Conselheiros do CONSEPPIR, Renato Santos e Richardson Lenine Alencar Carvalho, Kleber Moreira da Nação Zambêracatu, e André Fernandes, assessor do Mandato de Natália Bonavides.

Fonte: 
COEPPIR participa dos preparativos para o Dia 02 de fevereiro de 2018, e dia de IEMANJÁ! COEPPIR participa dos preparativos para o Dia 02 de fevereiro de 2018, e dia de IEMANJÁ! Reviewed by OGAM MARIANO DE XANGÔ on janeiro 24, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário

O QUE SÃO OGÃNS?

O QUE SÃO OGÃNS?
Ser Ogam é muito mais do que ser aquela pessoa no fundo do Terreiro, tocando pontos para as entidades, médiuns e assistentes. Ser Ogam é participar de forma efetiva e consciente nos trabalhos. Isso exige conhecimento, humildade, concentração, responsabilidade, mediunidade e amor. O Ogam é o responsável pelo canto, pelo toque, pela sustentação, pela parte física e equilíbrio harmônico dos rituais. Diferente do que muita gente pensa, um Ogam pode incorporar, porém, a sua mediunidade manifesta-se normalmente, de forma diferente do restante do corpo mediúnico. Manifesta, principalmente, através da intuição, das suas mãos, braços e cordas vocais. Os atabaques, quando devidamente consagrados e ativados pelos Ogãns, são verdadeiros instrumentos de auxílio espiritual, pois são capazes de canalizar, concentrar e irradiar energias que tanto podem ser movimentadas pelo próprio Ogam como pelas entidades de trabalho para os mais diversos fins

Juntos Somos Mais Forte!

Alguns textos, poemas e fotos foram retirados de variados
sites, caso alguém reconheça algo como sua criação e não
tenha sido dado os devidos créditos entre em contato.
''A intenção deste blog não é de plágio, mas sim de espalhar conhecimento e manter viva a nossa historia"

Ass: Mariano de Xangó
mariano_xango@yahoo.com

Quero fazer um pedido para vocês que se conectam com o nosso Blog.
Deixem seus comentários, pedidos e opiniões para que nosso blog fiquem cada vez mais atualizado para você, com bastante conteúdo quero que vocês nós ajudem,

E vocês de Axé se quiserem postar uma cantiga também será bem recebido.

Vamos fazer do blog um lugar informativo ao povo de Axé.
Obrigado!!!
e Axé a todos!!!!

Oração a Pai Xangó

Blogger news