Na tarde desta terça-feira (21/11), com grande participação popular na Câmara Municipal de Vereadores de Macaíba, foi realizada uma Audiência Pública em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado anualmente no dia 20/11 (Lei Federal nº 12.519/2011).

COEPPIR/RN

COEPPIR e Câmara Municipal de Macaíba comemoram Dia da Consciência Negra

A solenidade foi promovida pela Câmara em parceria com a Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (COEPPIR/SEJUC), coordenada por Mary Regina (Sargento Regina), que prestigiou a audiência, discursou e enfatizou para o público a importância de combatermos o preconceito e a discriminação racial, e de valorizarmos a cultura afro-brasileira em suas diversas vertentes, uma linha discursiva que foi amplamente aplaudida pelo público em geral e seguida pelos (as) demais oradores (as) que a sucederam.

Outros pontos de destaque dos discursos foram a solicitação de políticas públicas de promoção de igualdade racial na cidade (inclusive, com a criação de um conselho municipal), maior e melhor abordagem da história africana nas escolas locais e o respeito às manifestações religiosas de matriz africana.

Destaque também para a presença do presidente da Associação de Moradores da Comunidade Quilombola de Capoeiras, Manoel Batista, representantes de vários terreiros de religiões afro-brasileiras (Umbanda e Candomblé) atuantes em Macaíba, a exemplo da Casa de Oxum, Xangô de Agodô, Terreiro de Mãe Francisca e Ilê Axé de Oya e Xangô, além de representantes de povos ciganos e nativos (indígenas). A Prefeitura de Macaíba foi representada pelo coordenador de Comunicação Social, Sérgio Nascimento, oriundo de Capoeiras.

Sobre a questão do referido conselho, o secretário municipal de Cultura e Turismo, Marcelo Augusto, que presenciou a audiência, relatou-nos após o evento que a sua pasta é totalmente favorável à criação de um conselho de promoção de igualdade racial em Macaíba e que vai buscar se articular e se reunir com as entidades representativas do município para consolidar essa criação.

Com relação à temática em questão, ressalta-se que a Câmara Municipal de Macaíba tem um presidente negro há dois mandatos consecutivos, vereador Gelson Lima. Vale pontuar também que já foi proposta, mediante projeto de lei de 2016, pela vereadora Dadaia Ribeiro, a adoção do dia 20 de novembro em Macaíba com um dia dedicado à celebração da cultura afro-brasileira, mais especificamente nas escolas.


Fonte:
Na tarde desta terça-feira (21/11), com grande participação popular na Câmara Municipal de Vereadores de Macaíba, foi realizada uma Audiência Pública em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado anualmente no dia 20/11 (Lei Federal nº 12.519/2011). Na tarde desta terça-feira (21/11), com grande participação popular na Câmara Municipal de Vereadores de Macaíba, foi realizada uma Audiência Pública em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado anualmente no dia 20/11 (Lei Federal nº 12.519/2011). Reviewed by OGAM MARIANO DE XANGÔ on novembro 27, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário

O QUE SÃO OGÃNS?

O QUE SÃO OGÃNS?
Ser Ogam é muito mais do que ser aquela pessoa no fundo do Terreiro, tocando pontos para as entidades, médiuns e assistentes. Ser Ogam é participar de forma efetiva e consciente nos trabalhos. Isso exige conhecimento, humildade, concentração, responsabilidade, mediunidade e amor. O Ogam é o responsável pelo canto, pelo toque, pela sustentação, pela parte física e equilíbrio harmônico dos rituais. Diferente do que muita gente pensa, um Ogam pode incorporar, porém, a sua mediunidade manifesta-se normalmente, de forma diferente do restante do corpo mediúnico. Manifesta, principalmente, através da intuição, das suas mãos, braços e cordas vocais. Os atabaques, quando devidamente consagrados e ativados pelos Ogãns, são verdadeiros instrumentos de auxílio espiritual, pois são capazes de canalizar, concentrar e irradiar energias que tanto podem ser movimentadas pelo próprio Ogam como pelas entidades de trabalho para os mais diversos fins

Juntos Somos Mais Forte!

Alguns textos, poemas e fotos foram retirados de variados
sites, caso alguém reconheça algo como sua criação e não
tenha sido dado os devidos créditos entre em contato.
''A intenção deste blog não é de plágio, mas sim de espalhar conhecimento e manter viva a nossa historia"

Ass: Mariano de Xangó
mariano_xango@yahoo.com

Quero fazer um pedido para vocês que se conectam com o nosso Blog.
Deixem seus comentários, pedidos e opiniões para que nosso blog fiquem cada vez mais atualizado para você, com bastante conteúdo quero que vocês nós ajudem,

E vocês de Axé se quiserem postar uma cantiga também será bem recebido.

Vamos fazer do blog um lugar informativo ao povo de Axé.
Obrigado!!!
e Axé a todos!!!!

Oração a Pai Xangó

Blogger news