Mariano de Xangó

LightBlog

Breaking

02 outubro 2017

Municípios do RN realizam Conferências de Promoção da Igualdade Racial


Essa semana foram realizadas as Conferências Municipais de Promoção da Igualdae Racial de Tangará (29/09), Currais Novos (29/09), Parnamirim (29/09) e Areia Branca (30/09). Também foi realizada a Conferência Intermunicipal da região do Vale do Açu nos dias 27 e 28 de setembro, que compreendeu além de Assú, os municípios de Ipanguaçu, Itajá e São Rafael. A Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (COEPPIR) da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (SEJUC) está auxiliando e acompanhando a realização das Conferências Municipais e Intermunicipais.

  











As Conferências Municipais e Intermunicipais de Promoção da Igualdade Racial são um mecanismo de participação popular em debates e avaliações que interferem diretamente no rumo das políticas públicas para a população negra e de povos tradicionais (ciganos, quilombolas, indígenas e de matriz africana), reconhecendo a sociedade civil como principal ator nesse processo. Os assuntos discutidos e deliberados nas etapas municipais são levados para a etapa estadual e, posteriormente, para a conferência nacional, marcada para março de 2018.

A Coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Mary Regina, destacou que essa foi a primeira vez que o Rio Grande do Norte realizava etapas municipais da Conferência de Promoção da Igualdade Racial.

"Graças ao esforço e empenho do Governo do Estado, por intermédio da COEPPIR/SEJUC, as Prefeituras foram chamadas a realizarem suas Conferências e chegamos na marca de cerca de 15 Municípios que terão representação na Conferência Estadual em novembro", concluiu a titular da COEPPIR.

Os municípios potiguares têm até o dia 07 de outubro deste ano para realizar a Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, cujo tema central é “O Brasil na década dos afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento". A iniciativa é pré-requisito para garantir a presença no encontro estadual, que será realizado este ano, em Natal. As conferências municipais elegem os delegados que vão participar da Conferência Estadual.

http://www.coeppir.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=161532&ACT=&PAGE=&PARM=&LBL=MAT%C9RIA

O QUE SÃO OGÃNS?

O QUE SÃO OGÃNS?
Ser Ogam é muito mais do que ser aquela pessoa no fundo do Terreiro, tocando pontos para as entidades, médiuns e assistentes. Ser Ogam é participar de forma efetiva e consciente nos trabalhos. Isso exige conhecimento, humildade, concentração, responsabilidade, mediunidade e amor. O Ogam é o responsável pelo canto, pelo toque, pela sustentação, pela parte física e equilíbrio harmônico dos rituais. Diferente do que muita gente pensa, um Ogam pode incorporar, porém, a sua mediunidade manifesta-se normalmente, de forma diferente do restante do corpo mediúnico. Manifesta, principalmente, através da intuição, das suas mãos, braços e cordas vocais. Os atabaques, quando devidamente consagrados e ativados pelos Ogãns, são verdadeiros instrumentos de auxílio espiritual, pois são capazes de canalizar, concentrar e irradiar energias que tanto podem ser movimentadas pelo próprio Ogam como pelas entidades de trabalho para os mais diversos fins

Juntos Somos Mais Forte!

Alguns textos, poemas e fotos foram retirados de variados
sites, caso alguém reconheça algo como sua criação e não
tenha sido dado os devidos créditos entre em contato.
''A intenção deste blog não é de plágio, mas sim de espalhar conhecimento e manter viva a nossa historia"

Ass: Mariano de Xangó
mariano_xango@yahoo.com

Quero fazer um pedido para vocês que se conectam com o nosso Blog.

Deixem seus comentários, pedidos e opiniões para que nosso blog fiquem cada vez mais atualizado para você, com bastante conteúdo quero que vocês nós ajudem,

E vocês de Axé se quiserem postar uma cantiga também será bem recebido.

Vamos fazer do blog um lugar informativo ao povo de Axé.
Obrigado!!!
e Axé a todos!!!!

Radio Sensorial Fm

Nosso Canal no youtube