RELIGIÕES AFRODESCENDENTES TERÃO ESPAÇO PARA REALIZAÇÃO DE RITUAIS


O estado do Rio vai criar espaços dedicados a rituais de religiões afrodescendentes. A iniciativa, da Secretaria de Estado do Ambiente, pretende viabilizar a prática dos rituais, sem degradar a flora. O projeto arquitetônico dos Espaços Sagrados está sendo feito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tem previsão de estar pronto até o fim deste mês. Em seguida, será elaborado o projeto executivo para, então, ser definido o orçamento para as obras. O anúncio foi feito pelo secretário da pasta, Carlos Portinho, durante audiência da Comissão de Combate às Discriminações da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), nesta quinta-feira (10/04).

Segundo Portinho, o orçamento previsto para a construção de um dos espaços, na curva do S, na Floresta da Tijuca fica entre R$ 3 milhões e R$ 5 milhões, mas este preço precisa diminuir. “O terreno da curva do S, onde será construído um dos Espaços Sagrados, é muito acidentado, o que pode justificar o orçamento. Devemos adequar o preço para que não pareça uma política pontual, porque se isso é uma preocupação do estado, pelo seu viés ambiental, deve ocorrer no Rio inteiro. Um orçamento alto pode prejudicar o direcionamento do projeto para outros municípios do estado”, explicou.

Presidente da comissão, o deputado Carlos Minc (PT) disse que lançou o projeto quando ainda era secretário da área. Para ele, é uma questão de responsabilidade ambiental e de respeito às diversidades. “O objetivo é ter liberdade de culto com preservação de ecossistemas. Os espaços sagrados são pequenas áreas onde as oferendas possam ser feitas com segurança, sem agredir o meio ambiente”, disse.

O coordenador da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, Ivanir dos Santos, disse que o respeito à diversidade religiosa proposto pela iniciativa vai ser um exemplo importante para o Brasil. “É importante para o país, na medida em que você tem várias religiões que têm uma relação sagrada com a natureza. Fica estabelecido um espaço, com regras claras para a sua utilização; com isso acaba sendo criado um respeito à diversidade religiosa”, opinou.

Ex-superintendente de Educação Ambiental da Secretaria de estado do Ambiente e atual presidente da Associação Ambientalista Defensores da Terra, Lara Moutinho idealizou todo o projeto dos Espaços Sagrados. Ela atentou para a necessidade de haver conscientização dos praticantes dessas religiões para não poluírem o verde. “Falta reeducação ambiental na população. Alguns dos religiosos que precisam ter acesso à natureza não têm relação de sagrado construído com o ambiente. As oferendas devem ser recolhidas após um tempo, e eu já vi muita mãe de santo levando vassoura para os cultos porque os locais ficam muito sujos. As oferendas devem ser feitas em folhas, descartando o uso de materiais que não são biodegradáveis e que podem contaminar a fauna”, explicou a bióloga.


Texto de Bárbara Figueiredo
RELIGIÕES AFRODESCENDENTES TERÃO ESPAÇO PARA REALIZAÇÃO DE RITUAIS RELIGIÕES AFRODESCENDENTES TERÃO ESPAÇO PARA REALIZAÇÃO DE RITUAIS Reviewed by OGAM MARIANO DE XANGÔ on maio 05, 2014 Rating: 5

Nenhum comentário

O QUE SÃO OGÃNS?

O QUE SÃO OGÃNS?
Ser Ogam é muito mais do que ser aquela pessoa no fundo do Terreiro, tocando pontos para as entidades, médiuns e assistentes. Ser Ogam é participar de forma efetiva e consciente nos trabalhos. Isso exige conhecimento, humildade, concentração, responsabilidade, mediunidade e amor. O Ogam é o responsável pelo canto, pelo toque, pela sustentação, pela parte física e equilíbrio harmônico dos rituais. Diferente do que muita gente pensa, um Ogam pode incorporar, porém, a sua mediunidade manifesta-se normalmente, de forma diferente do restante do corpo mediúnico. Manifesta, principalmente, através da intuição, das suas mãos, braços e cordas vocais. Os atabaques, quando devidamente consagrados e ativados pelos Ogãns, são verdadeiros instrumentos de auxílio espiritual, pois são capazes de canalizar, concentrar e irradiar energias que tanto podem ser movimentadas pelo próprio Ogam como pelas entidades de trabalho para os mais diversos fins

Juntos Somos Mais Forte!

Alguns textos, poemas e fotos foram retirados de variados
sites, caso alguém reconheça algo como sua criação e não
tenha sido dado os devidos créditos entre em contato.
''A intenção deste blog não é de plágio, mas sim de espalhar conhecimento e manter viva a nossa historia"

Ass: Mariano de Xangó
mariano_xango@yahoo.com

Quero fazer um pedido para vocês que se conectam com o nosso Blog.
Deixem seus comentários, pedidos e opiniões para que nosso blog fiquem cada vez mais atualizado para você, com bastante conteúdo quero que vocês nós ajudem,

E vocês de Axé se quiserem postar uma cantiga também será bem recebido.

Vamos fazer do blog um lugar informativo ao povo de Axé.
Obrigado!!!
e Axé a todos!!!!

Oração a Pai Xangó

Blogger news