Mariano de Xangó

LightBlog

Breaking

15 dezembro 2013

Dezembro - Mês das Iabás - Axé a todos !!!!! Saravá pra quem é de Saravá. Salve o Povo da Umbanda. Salve os Filhos de Fé. Salve os Filhos de Pemba.




O mês de dezembro é considerado por terreiros umbandistas o mês dos encerramentos de suas atividades, o período de renovação de votos, ou de obrigações, são amacis e pequenos reforços para abençoar a cabeça dos filhos. Esse também é o período que os centros dedicam-se a homenagens as mães da Umbanda, as Iabás. As Iabás são os Orixás Femininos cultuados, elas recebem oferendas e agradecimentos devido as santas que foram sincretizadas. O candomblé por sua vez cultua as Iyabás em Maio por ser mês das Mães.



As Iyabás são as mães, as santas, as mulheres guerreiras, as senhoras que povoam nosso ori, nosso interior espiritual. Na Umbanda são elas Oxum, Iansã, Iemanjá e Nanã. E no Candomblé são estas, com adição das não cultuadas em Umbanda, que seriam : Obá e Ewá.

Oxum, mãe doce, mãe amável, senhora das cachoeiras, pois seu domínio são as águas doces, dentre eles rios, lagos, riachos e lagoas. Oxum é vaidosa, é ciumenta, é bela e por ser mãe, os africanos a sincretizaram com as mães da igreja católica, pois identificaram que Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora Aparecida, entre outras, são para os devotos, mães que os abençoam e protegem através de seu manto sagrado. Cada lugar no País cultua Oxum na umbanda de alguma forma, não importa se tem em seu altar, Nossa Senhora da Conceição ( Rio de Janeiro) ou Nossa Senhora Aparecida ( São Paulo) todos veneram a Senhora Dourada, Mãe acolhedora que é Osun.



Só temos que ter consciência de que Oxum é Oxum, e Nossa Senhora é Nossa Senhora. O sincretismo foi apenas um artificio dos Escravos em sua época, para que perdurasse suas tradições Religiosas. Após muitos anos de luta e discriminações, eles conseguiram separar a figura católica do seu culto afro, ainda que alguns sigam a liturgia católica para os festivos e dedicações, assim como se faz no candomblé do recôncavo baiano. A Bahia berço do Candomblé genuinamente Brasileiro, pois o culto é completamente diferente do Africano, é um dos lugares que tem muito arraigado tradições unindo a fé católica e a crença aos Orixás. Exemplo maior que a Lavagem da Igreja do Bonfim e as Homenagens a Oyá no dia 04 de dezembro provam isso.


Mas voltando a falar de Umbanda, Dezembro é o mês que muitos umbandistas consideram para reverenciar suas Santas Iyabás, e é por isso que fiz essa breve postagem, para falar delas. Abrirei uma série de Postagem falando das Iyabás da Umbanda e do Candomblé.

O QUE SÃO OGÃNS?

O QUE SÃO OGÃNS?
Ser Ogam é muito mais do que ser aquela pessoa no fundo do Terreiro, tocando pontos para as entidades, médiuns e assistentes. Ser Ogam é participar de forma efetiva e consciente nos trabalhos. Isso exige conhecimento, humildade, concentração, responsabilidade, mediunidade e amor. O Ogam é o responsável pelo canto, pelo toque, pela sustentação, pela parte física e equilíbrio harmônico dos rituais. Diferente do que muita gente pensa, um Ogam pode incorporar, porém, a sua mediunidade manifesta-se normalmente, de forma diferente do restante do corpo mediúnico. Manifesta, principalmente, através da intuição, das suas mãos, braços e cordas vocais. Os atabaques, quando devidamente consagrados e ativados pelos Ogãns, são verdadeiros instrumentos de auxílio espiritual, pois são capazes de canalizar, concentrar e irradiar energias que tanto podem ser movimentadas pelo próprio Ogam como pelas entidades de trabalho para os mais diversos fins

Juntos Somos Mais Forte!

Alguns textos, poemas e fotos foram retirados de variados
sites, caso alguém reconheça algo como sua criação e não
tenha sido dado os devidos créditos entre em contato.
''A intenção deste blog não é de plágio, mas sim de espalhar conhecimento e manter viva a nossa historia"

Ass: Mariano de Xangó
mariano_xango@yahoo.com

Quero fazer um pedido para vocês que se conectam com o nosso Blog.

Deixem seus comentários, pedidos e opiniões para que nosso blog fiquem cada vez mais atualizado para você, com bastante conteúdo quero que vocês nós ajudem,

E vocês de Axé se quiserem postar uma cantiga também será bem recebido.

Vamos fazer do blog um lugar informativo ao povo de Axé.
Obrigado!!!
e Axé a todos!!!!

Radio Sensorial Fm

Nosso Canal no youtube