Iansã Onira, a amiga de Oxum




IANSÃ ONIRA: A IANSÃ "DOCE"

Quando uma filha de Iansã não se identifica com as características mais comuns ao orixá, e se acha mais emotiva, sensível, chorona e maternal, quase sempre é Iansã Onira, já que Onira era um orixá independente, um meio termo ou combinação entre as características de Iansã e Oxum. Iansã e Oxum são orixás conflitantes e de certa forma antagônicos e isso se reflete nos relacionamentos dos filhos dessas duas orixás, mas Iansã Onira consegue conviver bem com Oxum, principalmente se for Oxum Opará (Apará).
Neste caso, Oxum acalma Iansã e Iansã incentiva Oxum.

e até mesmo as próprias cores - as suas são mais suaves e clarinhas, com tons de azul e rosa, muitas vezes coral e amarelo, diferente das cores fortes de Iansã como o vermelho. Nem por isso ela deixa de ser a guerreira, e de ser agressiva e violenta.

Onira ou Iansã onira é uma ninfa, como o é Iansã. Mas sua ligação é maior com o elemento água que com o elemento ar. Gosta menos de disputas e combates e também está fortemente associada ao controle sobre os eguns. Esse controle é mais condutor, maternal e protecionista que o controle supremo que Iansã Igbalé tem sobre os mesmos. Seus símbolos mais adequados são o atoris de Oxalá e o eruexim de todas as Iansãs.

As cores de Iansã Onira são o coral e o rosa, seu dias dias são segunda feira, quarta feira ou terça feira (junto com Oxum).
É a mãe de criação de Logun Edé, também se dá muito bem com Oxóssi

Portanto se você é filha de Iansã e se identifica com o que aqui foi citado, tem fortes possibilidades de Ser Iansã Onira.

Então quando vocês virem uma filha de Iansã e uma filha de Oxum verdadeirament amigas, companheiras e solidárias entre si, são:
Iansã Onira com Oxum em geral
Oxum Opará (Apará) com Iansã em geral
Iansã Onira e Oxum Apará - a combinação melhor!
Iansã Onira, a amiga de Oxum Iansã Onira, a amiga de Oxum Reviewed by OGAM MARIANO DE XANGÔ on novembro 29, 2012 Rating: 5

Nenhum comentário

O QUE SÃO OGÃNS?

O QUE SÃO OGÃNS?
Ser Ogam é muito mais do que ser aquela pessoa no fundo do Terreiro, tocando pontos para as entidades, médiuns e assistentes. Ser Ogam é participar de forma efetiva e consciente nos trabalhos. Isso exige conhecimento, humildade, concentração, responsabilidade, mediunidade e amor. O Ogam é o responsável pelo canto, pelo toque, pela sustentação, pela parte física e equilíbrio harmônico dos rituais. Diferente do que muita gente pensa, um Ogam pode incorporar, porém, a sua mediunidade manifesta-se normalmente, de forma diferente do restante do corpo mediúnico. Manifesta, principalmente, através da intuição, das suas mãos, braços e cordas vocais. Os atabaques, quando devidamente consagrados e ativados pelos Ogãns, são verdadeiros instrumentos de auxílio espiritual, pois são capazes de canalizar, concentrar e irradiar energias que tanto podem ser movimentadas pelo próprio Ogam como pelas entidades de trabalho para os mais diversos fins

Juntos Somos Mais Forte!

Alguns textos, poemas e fotos foram retirados de variados
sites, caso alguém reconheça algo como sua criação e não
tenha sido dado os devidos créditos entre em contato.
''A intenção deste blog não é de plágio, mas sim de espalhar conhecimento e manter viva a nossa historia"

Ass: Mariano de Xangó
mariano_xango@yahoo.com

Quero fazer um pedido para vocês que se conectam com o nosso Blog.
Deixem seus comentários, pedidos e opiniões para que nosso blog fiquem cada vez mais atualizado para você, com bastante conteúdo quero que vocês nós ajudem,

E vocês de Axé se quiserem postar uma cantiga também será bem recebido.

Vamos fazer do blog um lugar informativo ao povo de Axé.
Obrigado!!!
e Axé a todos!!!!

Oração a Pai Xangó

Blogger news