Mariano de Xangó

LightBlog

Breaking

19 novembro 2012

20 de Novembro e dia da Consciência Negra 2012

Adeptos do Candomblé fazem Alvorada dos Ojás e assinam Convênio para o Livro Mulheres de Axé no Dia Consciência negra

Na manhã desta terça-feira, dia da Consciência Negra, militantes em favor da liberdade religiosa e adeptos dos cultos de matriz africana usaram a cor de Oxalá não apenas nos trajes. Vestiram todo o Dique, com os tecidos brancos utilizados nos rituais de candomblé, os ojás.
O objetivo é exigir respeito e combater a intolerância religiosa, além de pedir paz e vida para todas as pessoas da cidade do Salvador. As 4h da madrugada as árvores começarão a ser amarradas com os Ojás, e as 08 da manhã será assinado o Convênio com a SMP para a confecção do livro Mulheres de Axé, no próprio Dique, próximo ao estacionamento e aos restaurantes locais.
O livro contará a história de 150 importantes mulheres de Axé de Salvador, da região metropolitana e do recôncavo Baiano.
O grupo realizará um ato litúrgico no local. "Vamos fazer um pedido aos nossos ancestrais, de força para resistir e lutar pela liberdade de religião, deixando nossas energias neste local sagrado", explicou o coordenador estadual do CEN, e filho de santo do Ilê Axé Oxumarê, o Ogan Marcos Rezende.
O ato contará com a presença da Secretária de Política para Mulheres, Dra. Verá Lucia Barbosa, com representante da Secretária de Promoção da Igualdade Racial, com o Deputado Federal Valmir Assunção, o Deputado Bira Coroa, além da presença de inúmeras autoridades religiosas.

A Alvorada dos Ojás também marca o lançamento da oitava Caminhada Pela Vida e Liberdade Religiosa, que será realizada dia 25 de novembro, saindo do busto de Mãe Runhô, no Engenho Velho da Federação, até o Dique do Tororó.


CEN Brasil Comunicação
http://cenbrasil.blogspot.com.br/







O QUE SÃO OGÃNS?

O QUE SÃO OGÃNS?
Ser Ogam é muito mais do que ser aquela pessoa no fundo do Terreiro, tocando pontos para as entidades, médiuns e assistentes. Ser Ogam é participar de forma efetiva e consciente nos trabalhos. Isso exige conhecimento, humildade, concentração, responsabilidade, mediunidade e amor. O Ogam é o responsável pelo canto, pelo toque, pela sustentação, pela parte física e equilíbrio harmônico dos rituais. Diferente do que muita gente pensa, um Ogam pode incorporar, porém, a sua mediunidade manifesta-se normalmente, de forma diferente do restante do corpo mediúnico. Manifesta, principalmente, através da intuição, das suas mãos, braços e cordas vocais. Os atabaques, quando devidamente consagrados e ativados pelos Ogãns, são verdadeiros instrumentos de auxílio espiritual, pois são capazes de canalizar, concentrar e irradiar energias que tanto podem ser movimentadas pelo próprio Ogam como pelas entidades de trabalho para os mais diversos fins

Juntos Somos Mais Forte!

Alguns textos, poemas e fotos foram retirados de variados
sites, caso alguém reconheça algo como sua criação e não
tenha sido dado os devidos créditos entre em contato.
''A intenção deste blog não é de plágio, mas sim de espalhar conhecimento e manter viva a nossa historia"

Ass: Mariano de Xangó
mariano_xango@yahoo.com

Quero fazer um pedido para vocês que se conectam com o nosso Blog.

Deixem seus comentários, pedidos e opiniões para que nosso blog fiquem cada vez mais atualizado para você, com bastante conteúdo quero que vocês nós ajudem,

E vocês de Axé se quiserem postar uma cantiga também será bem recebido.

Vamos fazer do blog um lugar informativo ao povo de Axé.
Obrigado!!!
e Axé a todos!!!!

Radio Sensorial Fm

Nosso Canal no youtube