OBALUAYÊ!


Axé pessoal!!! Depois de comungarmos com Oxum que nos banhou com sua imensa amorosidade, com  Xangô que firmou  nossa  capacidade de sermos mais justos, equilibrados e ponderados, com o sentido real da mediunidade e com Oxalá que nos cobriu com seu manto de fé, esperança, paciência e compaixão, nada melhor que  continuarmos nossa corrente de oração entrando na vibração e se alimentando da imensa sabedoria e capacidade de transformar de Obaluayê.
Obaluayê é o Senhor das Passagens que permite a mudança de nível, de estágio ou de situação.
É de energia Terra, pois cura, transmuta, germina e acolhe, estando presente no principio e no fim de qualquer vida.
Como Orixá Sábio e Ancião, estimula momentos de introspecção e de auto-reflexão.
Aliás, sua maior representação está na figura e no elemento ‘PIPOCA’.
E nós, como seus filhos, representamos os milhos de pipocas, portanto, só depois de passarmos por fortes momentos de interiorização, só depois de passarmos pelo Fogo, só depois de muito suor é que nos transformaremos nas mais belas flores brancas de nossa Umbanda.
O fato é que, quem não passar pelo Fogo continuará sendo milho de pipoca para sempre.
E aquele que passa pelo Fogo, pelo Fogo da Terra, logo pelo Orixá da Terra e se recusar a mudar, se transformará em Piruá.
Piruá é o milho de pipoca que se recusa a estourar, portanto ficará grudado no fundo da panela esperando a hora de a ir para a lixeira.
Enfim…
Se cobrir com as palhas desse Orixá é procurar dentro de si a cura de seu espírito e de suas mazelas.
Se banhar com as pipocas de Obaluayê é transformar a vida em um lindo jardim cheio de flores brancas e perfumadas.
Saudar Obaluayê é clamar pelo silêncio da emoção desenfreada a fim de ouvir a voz da sapiência.
Tocar na terra três vezes ao saudar Obaluayê é acordar a terra e cultivar a esperança da sensatez.
Fazer o sinal da cruz no chão é afirmar que aceita as dores da matéria, na matéria, enquanto o espírito afirma a importância da regeneração e da renúncia para a sua evolução e evolução da humanidade.
ATOTÔ!
ATOTÔ OBALUAYÊ!

ORAÇÃO A OBALUAYÊ

Salve o Senhor Rei da Terra!
Médico da Umbanda, Senhor da Cura de todos os males do corpo e da alma.
Pai da evolução e da bem-aventurança.
Em ti deposito minhas dores e amarguras, rogando-te as bênçãos de saúde, paz e prosperidade.
Faz-me digno de merecer todo dia e toda noite vossas bênçãos de luz e misericórdia.
Oh, Mestre da Vida! Vós sois o limitador das enfermidades.
Suplicamos sua misericórdia aos males que nos afetam!
Que suas chagas abriguem nossas dores e sofrimentos.
Concede-nos corpos sadios e almas serenas.
Mestre da Cura, amenize nossos sofrimentos que escolhemos resgatar nessa encarnação!
Atotô, Obaluayê! Atotô, Meu Pai!
OBALUAYÊ! OBALUAYÊ! Reviewed by OGAM MARIANO DE XANGÔ on julho 13, 2011 Rating: 5

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O QUE SÃO OGÃNS?

O QUE SÃO OGÃNS?
Ser Ogam é muito mais do que ser aquela pessoa no fundo do Terreiro, tocando pontos para as entidades, médiuns e assistentes. Ser Ogam é participar de forma efetiva e consciente nos trabalhos. Isso exige conhecimento, humildade, concentração, responsabilidade, mediunidade e amor. O Ogam é o responsável pelo canto, pelo toque, pela sustentação, pela parte física e equilíbrio harmônico dos rituais. Diferente do que muita gente pensa, um Ogam pode incorporar, porém, a sua mediunidade manifesta-se normalmente, de forma diferente do restante do corpo mediúnico. Manifesta, principalmente, através da intuição, das suas mãos, braços e cordas vocais. Os atabaques, quando devidamente consagrados e ativados pelos Ogãns, são verdadeiros instrumentos de auxílio espiritual, pois são capazes de canalizar, concentrar e irradiar energias que tanto podem ser movimentadas pelo próprio Ogam como pelas entidades de trabalho para os mais diversos fins

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