Mariano de Xangó

LightBlog

Breaking

31 julho 2011

8º Encontro de Religião Matriz Africana e trabalhou como tema central “Drogas: um problema de todos”

Ivipanim Clube sediou na noite de ontem (29) a abertura do 8º Encontro de Religião Matriz Africana e trabalhou como tema central “Drogas: um problema de todos”, com boa participação de adeptos e simpatizantes da religião afro bem como de público em geral já que o encontro foi aberto ao público.


A mesa foi composta por lideres religiosos e pessoas ligadas em diversos setores públicos
A Mesa de Debates foi composta Melquesedeque Rocha “Babalorixá Ilê Asé Dajó Obá Ogodó”, Noamã Pinheiro “Ilê Asé Dajó Yá Omy Sabá”, Paulo César de Brito representando a Fundação Areia Branca de Cultura, Júlio César Pinheiro representando a Secretaria de Saúde municipal, Lúcia Helena “Ayrogbá” como palestrante da noite e também a educadora Ebamy, Francelina Cruz.
O Encontro debateu as drogas (lícitas e ilícitas) na sociedade bem como as formas de prevenção. Lúcia Helena que é da cidade de Pedro Avelino-RN, em sua apresentação fez uma síntese dos programas governamentais existentes que auxiliam na prevenção e combate do uso das drogas bem como na realização de trabalhos de conscientização que devem acontecer na base familiar envolvendo escola.
Júlio César Ribeiro, enfermeiro técnico e funcionário da Secretaria de Saúde deu sua contribuição enfatizando que:  “O papel dos pais é importantíssimo. Eles devem ser vigilantes e saber com quem os filhos estão, para onde foram e para onde estão indo e com quem eles se acompanham.”
Wandja Lacerda, assistente social de Mossoró participou e disse aos presentes que o serviço público é bem equipado e que as famílias devem procurar o apoio desses serviços (municipal e estadual), para prevenir o uso das drogas e resgatar quem por ventura venha a cair no vício.

Ilê Asé sediará "Sirê" na noite de hoje (30)
A Platéia foi composta entre muitos, onde destacamos a presença de  familiares de José Jaime Rolim que homenageado no evento como Expedito de Souza (irmão), Ana Karine Rolim (filha) e Tania (viúva).
Durante encontro foram expostos os objetos pessoais, manuscritos, artigos religiosos, livros publicados e não publicados além de diversas fotografias da vida de José Jaime Rolim.
Hoje (30) pela manhã, aconteceu uma reunião interna com adeptos da religião, no Centro Ilê Ase  Dadjó Yá Omy Sabá” e na parte da noite, haverá “Sirê” com cantos e louvações aos Orixás em via pública, na rua Duque de Caxias, em frente ao “Ilê Asé” na Casa de Maria Pinheiro.
Apoiaram a realização do Evento: Voz de Areia Branca Comunicações, Souza, Toninho Cunha, Carine Amaral, Igor Cruz (Assessoria de Comunicação), Mariano Silva (Serviços Multimídia), Francisco Claúdio (Mossoró), Ramon Rodney (Fundação Areia Branca de Cultura), Klenison Kelps (Relator).


Fotos Encontro de Religião Matriz Africana














Expedito de Souza (irmão)



O QUE SÃO OGÃNS?

O QUE SÃO OGÃNS?
Ser Ogam é muito mais do que ser aquela pessoa no fundo do Terreiro, tocando pontos para as entidades, médiuns e assistentes. Ser Ogam é participar de forma efetiva e consciente nos trabalhos. Isso exige conhecimento, humildade, concentração, responsabilidade, mediunidade e amor. O Ogam é o responsável pelo canto, pelo toque, pela sustentação, pela parte física e equilíbrio harmônico dos rituais. Diferente do que muita gente pensa, um Ogam pode incorporar, porém, a sua mediunidade manifesta-se normalmente, de forma diferente do restante do corpo mediúnico. Manifesta, principalmente, através da intuição, das suas mãos, braços e cordas vocais. Os atabaques, quando devidamente consagrados e ativados pelos Ogãns, são verdadeiros instrumentos de auxílio espiritual, pois são capazes de canalizar, concentrar e irradiar energias que tanto podem ser movimentadas pelo próprio Ogam como pelas entidades de trabalho para os mais diversos fins

Juntos Somos Mais Forte!

Alguns textos, poemas e fotos foram retirados de variados
sites, caso alguém reconheça algo como sua criação e não
tenha sido dado os devidos créditos entre em contato.
''A intenção deste blog não é de plágio, mas sim de espalhar conhecimento e manter viva a nossa historia"

Ass: Mariano de Xangó
mariano_xango@yahoo.com

Quero fazer um pedido para vocês que se conectam com o nosso Blog.

Deixem seus comentários, pedidos e opiniões para que nosso blog fiquem cada vez mais atualizado para você, com bastante conteúdo quero que vocês nós ajudem,

E vocês de Axé se quiserem postar uma cantiga também será bem recebido.

Vamos fazer do blog um lugar informativo ao povo de Axé.
Obrigado!!!
e Axé a todos!!!!

Radio Sensorial Fm

Nosso Canal no youtube